O poder das sementes na dieta

Todos pensam que as sementes são comidas para passarinho. Mas não é! Pelo contrário elas serão ótimas tanto para sua dieta, tanto para sua saúde.

semente de dieta
Semente na dieta

Então devemos consumi-las? Sim, é essencial termos uma dieta balanceada e elas participam da nossa alimentação adequada. Além do mais, temos diversos tipos de sementes, logo se você não gostar de uma, pode optar por outra que mais te satisfaça.

 

Quais são seus benefícios?

Se você não está convencido para comprá-las e aproveitar, assim te daremos uma lista de benefícios que elas te proporcionam. Primeiro benefício e um dos melhores é que as sementes possuem muitas fibras, estes são bons para seu intestino.

Agora, você me questiona: por que algo que é bom para meu intestino ajudará na minha dieta? Calma, leitor, as fibras têm a função de facilitar os movimentos intestinas para a evacuação, nela teremos a retirada de diversas toxinas que estão presas em nossos intestinos.

Além disso, as sementes te darão a sensação de saciedade, por conta de serem mais dura e necessitam melhor mastigação; logo, tendo esta sensação.

Por fim, mas não menos importante, é que as sementes não possuem tantas calorias quanto os demais alimentos. Estas temidas calorias são recompensadas pela enorme quantidade de fibra, outras vitaminas e sais minerais que as sementes te darão.

 

Como podem ser consumidas?

Então, seu consumo não tem muitas restrições. Alguns nutricionistas te recomendam que as comam de manhã, já que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia.

Entretanto, você poderá consumir as queridas sementes como lanches da tarde ou até mesmo no almoço. Só lembra das proporções, se elas estão adequadas a sua dieta.

Semente
Semente de dieta

Algumas sementes especialmente para ti

– Semente de gergelim

Você está com o índice glicêmico alto? Se sim, então, achamos a sua semente. Visto que, a semente de gergelim diminui o açúcar no sangue, além disso ele abaixa as chances de ter acumulo de gordura.

Ou seja, é perfeito para seu projeto verão. O seu consumo é feito in natura e com a casca, logo você terá maior aproveitamento de fibras; mas, você pode recorrer a pequenos biscoitos integrais com gergelim.

Já falando de seus nutrientes, o gergelim é rico em; fosfato, ferro e em vitamina A e B.

 

– Semente de chia

Já a chia é a semente que mais temos contato, elas estão em diversas bolachas e outros produtos.

A chia são boas para o emagrecimento, pois possuem muita fibra. Além, de possuir Ômega 3, o qual te ajudará na queima de gorduras. Por fim, possui efeito antioxidante que deixará sua pele mais rejuvenescida.

Ademais, ela possui as seguintes vitaminas e sais: magnésio, cálcio, proteínas e afins. Seu uso é igual ao gergelim, podendo ser consumida a qualquer hora, porque em duas colheres de sopa, terá somente 80 calorias, logo são ótimas para colocar no iogurte ou em vitaminas.

 

– Quinoa

Essa é a semente de todos vegetarianos e veganos, uma vez que elas possuem altíssimo índice de proteínas e baixo glicêmico.

 

Desse modo, ela te ajudará a ganhar músculos e terá papel, fundamental, na redução de carboidratos.