Hipertensão: Saiba tudo que você precisa e fique precavido!

HIPERTENSÃO, Hipertensão: Saiba tudo que você precisa e fique precavido!

Descubra quais são os sintomas, as causas e os tratamentos para hipertensão. Além é claro de entender o que é! 

O QUE É HIPERTENSÃO?

Hipertensão é uma doença que também é conhecida como “pressão alta”. Está intimamente ligada a pressão que o sangue faz em nossas artérias durante o bombeamento, daí que vem o nome “pressão alta”. Quando ocorre o estreitamento das artérias o coração precisa bombear com mais força do que o normal e, por isso, as artérias acabam sendo afetadas e podem acontecer danos. Além disso, também é possível que existam danos vasculares, tanto no coração quanto no cérebro.

A hipertensão é uma doença que acomete pessoas de diferentes idades, desde crianças até idosos. Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de treze milhões de hipertensos no Brasil, sendo considerada uma das doenças que mais crescem no país.

HIPERTENSÃO, Hipertensão: Saiba tudo que você precisa e fique precavido!
MEDIR ATENÇÃO

Saiba mais sobre o que é pressão alta clicando aqui.

QUAIS AS CAUSAS DA HIPERTENSÃO?

Na grande maioria dos casos, a pressão alta não tem uma causa específica, e está relacionada mais com a propensão genética do indivíduo. Como assim propensão genética? Digamos que se você tiver muitos membros – ou até mesmo poucos – que possuam hipertensão na família, graças ao fator genético, ou seja, graças ao DNA, as chances de que você também tenha são maiores em relação as pessoas que não possuem familiares hipertensos. Dessa forma, uma quantidade pequena de casos surge por conta de outras razões, no entanto, iremos citar abaixo algumas delas:

 

– INSUFICIÊNCIA RENAL

– HIPOTIREOIDISMO

– APNEIA DO SONO

 DIABETES

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS RELACIONAS À HIPERTENSÃO?

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos brasileiros para se prevenir ou tratar de pressão alta, é que a doença é conhecida como “assassina silenciosa”, pois não apresenta sintomas até que atinjam um órgão vital. Todavia, quando existe crises de hipertensão, alguns dos sintomas a seguir irão se manifestar:

– Dor no peito

– Agitação

– Sangramento pelo nariz

– Vômito

– Fraqueza

– Tontura

– Falta de ar e visão embaçada

– Zumbido no ouvido e dores de cabeça

 

FATORES DE RISCO DA PRESSÃO ALTA

Além da propensão genética, existem alguns outros fatores que podem condicionar na ocorrência de hipertensão arterial. Tais como estresse, envelhecimento, maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade, tabagismo e excesso de bebidas alcóolicas.

TRATAMENTOS DA HIPERTENSÃO

Primeiro é importante saber que não existe cura, da mesma forma que a diabetes, o paciente deverá conviver e aprender a lidar com a doença. Em geral o tratamento é realizado por meio de remédios apropriados para controlar o nível da pressão arterial ou amenizar os efeitos da pressão alta. Vale ressaltar que é preciso consultar um médico especialista para ter certeza de estar ingerindo algo que não cause complicações por conta de efeitos colaterais.

Além disso, uma boa alimentação e a pratica frequente de atividades físicas são considerados o melhor remédio para o hipertenso.

HIPERTENSÃO, Hipertensão: Saiba tudo que você precisa e fique precavido!
PREVINIR | SAÚDE MAIS ATIVA

DE QUE FORMAS POSSO ME PREVINIR?

A melhor maneira de se manter precavido da hipertensão arterial é procurar manter um estilo de vida saudável. O que consequentemente significa que você precisa de uma dieta saudável, precisa eliminar o cigarro e as bebidas, realizar atividades físicas de forma regular e procurar formas de reduzir o estresse.

Convém ainda lembrar que uma vez hipertenso, sempre hipertenso. Isso significa que você terá de conviver com a doença durante sua vida inteira, e por isso precisa tomar cuidado e levar a pressão alta a sério. Quanto antes você adotar um estilo de vida saudável, melhor para você. Ademais, quem possui o controle de seus hábitos é você, por isso opte por hábitos saudáveis.

Partilhar esse Conteúdo.

You Might Also Like