MICRO PIGMENTAÇÃO DE SOBRANCELHAS O QUE É, E QUAIS SEUS RISCOS E CUIDADOS

Saiba mais sobre a moda que está redesenhando as sobrancelhas brasileiras – e se é realmente seguro realizar esse tratamento estético.

Tendência entre as celebridades e influenciadoras digitais, a micropigmentação de sobrancelhas é um procedimento estético que consiste em aplicar uma espécie de tinta na pele dessa região para delinear e corrigir falhas. Apesar de estar em alta há um tempo, ela não é recomendada pelos Dermatologo e exige muitos cuidados.

Essa técnica diferencia-se da popular maquiagem definitiva por não ser permanente. Ou seja, é necessário fazer retoques quando ela desbota – o prazo de validade, assim por dizer, varia bastante, porém dura pelo menos um ano. Como uma tatuagem, há um aparelhinho empregado para aplicar o pigmento na sobrancelha.

sobrancelhas
sobrancelhas

 

VER TAMBÉM:  LIMPEZA DE PELE FACIAL

 

Betina Stefanello, dermatologista da SBD, adverte que os adeptos ao tratamento correm o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções de fungos e bactérias. Essas ameaças se tornam mais comuns principalmente se a micropigmentação não for feita de forma adequada. “Por ser um corpo estranho aplicado na pele, ela pode não reagir bem”, afirma.

Caso mesmo assim você decida fazer, não deixe de tomar os cuidados básicos. Verifique se o estabelecimento utiliza material descartável ou esterilizado, se a limpeza e assepsia estão em dia e se o profissional tem experiência.

“No pós-procedimento, deve-se seguir as orientações do esteticista”, recomenda Betina. Ela lembra que, assim como quando alguém faz uma tattoo, é necessário esperar a cicatrização, não arrancar a casquinha e usar os produtos de hidratação receitados. “Acima de tudo, se surgir algum problema, não deixe de procurar um dermatologista”, completa.