ALONGAMENTO

O que é alongamento?

Os alongamentos são exercícios físicos para o aumento da flexibilidade muscular. Apesar de ser indispensável antes e após a prática de atividades físicas, o alongamento também pode ser praticado sozinho.

Quais os benefícios do alongamento?

Tanto o sedentarismo quanto as atividades intensas levam a perda da flexibilidade, por encurtamento de musculaturas. Praticando alongamentos regularmente, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Além disso há muitos outros benefícios que os alongamentos podem trazer quando feitos de forma correta e regular. Dentre eles:

  • aumento da flexibilidade;
  • redução de tensões musculares;
  • melhora da postura;
  • redução de males físicos associados com a idade;
  • maior consciência corporal;
  • melhora na respiração e na circulação.

Antes e depois de exercícios físicos os alongamentos mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns. E também podem ser praticados em intervalos durante o trabalho ou durante as aulas, trazendo um aumento do raciocínio devido a melhora da circulação sanguínea e da respiração.

exercícios
exercícios alongamento

Para quem é indicado?

A prática de alongamentos é indicada para todas as pessoas, independente da idade ou condicionamento físico. Quando feito de forma correta, respeitando os limites do corpo, torna-se uma atividade prazerosa e extremamente saudável.

Além da prática exclusiva, o alongamento é indispensável aos praticantes de qualquer exercício físico. Por esticar a musculatura, deve ser praticado no início e no fim da atividade, aquecendo e tornando o corpo pronto para os exercícios no começo e evitando que os músculos fiquem encurtados no término da prática.

Como praticar exercícios alongamento?

Antes de tudo, é fundamental respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Lembre-se que a flexibilidade vai ser ganha aos poucos.