Diabetes: Tudo que você precisa saber sobre

DIABETES, Diabetes: Tudo que você precisa saber sobre

SAÚDE MAIS ATIVA traz tudo que você precisa saber sobre diabetes, o que é, quais são as causas, a diferença entre tipo 1 e 2 e mais

O QUE É DIABETES?

Diabetes é uma doença que atinge a produção do hormônio “insulina”, que é responsável por controlar o nível de glicose em nosso organismo. Dessa forma, pacientes que possuem diabetes não conseguem controlar a taxa de glicose no sangue e acaba desenvolvendo a hiperglicemia – alto nível de glicose na corrente sanguínea, pode afetar desde órgãos até nervos –.

DIABETES, Diabetes: Tudo que você precisa saber sobre
O QUE É DIABETES | SAÚDE MAIS ATIVA

 

 

QUAIS OS SINTOMAS DA DIEBETES?

Os sintomas mais comuns causados pela diabetes serão listados a seguir, porém, como existem tipos de diabetes diferentes, existem outros sintomas que não são genéricos e por isso é sempre recomendável que você frequentemente realize exames adequados com acompanhamento médico.

– Urinar muito

– Sede e fome

– Cansaço

– Dores ou formigamento nas pernas

– Visão turva

 

Além desses sintomas genéricos, é possível que surjam complicações, as mais comuns são:

– Doença nos rins

– Complicações nos pés e membros inferiores

– Glaucoma

– Catarata

– Retinopatia

QUAL A DIFERENÇA DA DIABETES TIPO 1 PARA A DIABETES TIPO 2?

Essa dúvida de fato é uma das mais comuns entre os brasileiros, já que os efeitos da diabetes Mellitus 1 é diferente da diabetes Mellitus 2, em geral a diferença é pouco notada e as pessoas acabam não sabendo diferenciar por falta de informação. Por isso, iremos explicar de forma simples o que muda de um tipo para o outro.

Antes que você possa entender a diferença entre os tipos, você precisa saber o que o pâncreas faz e qual a relação que ele tem com a doença.

 

  1. A função do pâncreas em relação à diabetes

De forma básica, você precisa saber que o pâncreas é responsável por produzir a insulina e o glucagon, que são hormônios reguladores do nível de açúcar no nosso organismo. Quando você consome carboidratos ou outros alimentos que contenham glicose, seu pâncreas vai estimular células especiais conhecidas como células beta, e a insulina será produzida. No caso de haver pouca glicose, será produzido o glucagon, com a estimulação das células especiais alpha.

 

  1. Diabetes Mellitus 1

A diabetes Mellitus 1 aparece mais em crianças e adolescentes, a doença faz com que seu corpo ataque erroneamente as células beta, interferindo na produção de insulina – geralmente não ocorre a produção, ou se ocorre, em nível muito baixo – e por isso, a glicose fica no seu sangue em vez de ser utilizada como energia ou armazenada em forma de gordura.

 

  1. Diabetes Mellitus 2

A diabetes Mellitus 2 acontece com mais frequência em adultos, diferentemente do tipo 1, onde seu corpo ataca as células beta, a tipo 2 faz com que seu corpo não consiga utilizar corretamente a insulina que produziu – isso quando produz o suficiente, existem casos em que muita pouca insulina é produzida – e por isso, a taxa de glicose não é controlada.

DIABETES, Diabetes: Tudo que você precisa saber sobre
TESTE DA DIABETE

TRATAMENTOS PARA DIABETES

A diabetes é uma doença, até o momento presente, que não possui cura, no entanto, existem formas de conviver com ela e ter uma vida ativa, saudável e feliz. Dentre alguns tratamentos podemos citar:

 

   – Atividades físicas

   – Controle alimentar

   – Medicamentos apropriados e prescritos por especialistas

   – Aplicação de insulina

DIABETES, Diabetes: Tudo que você precisa saber sobre

Agora você já sabe tudo que precisa sobre diabetes, tome cuidado e cuide bem de sua saúde. Vale ressaltar que os tratamentos não serão discutidos pois o correto é buscar acompanhamento médico e entender que diabetes deve ser levada com seriedade, pois é a terceira doença que mais mata no Brasil.

Partilhar esse Conteúdo.

You Might Also Like